segunda-feira, 10 de junho de 2013

VOCÊ É COMPETENTE?

O MISTÉRIO DA COMPETÊNCIA

Recentemente, presenciei um gerente comunicar ao subordinado sua incompetência para ocupar o cargo a que pretendia. Na ocasião, houve revolta e nervosismo por parte do colaborador, o que é perfeitamente natural para a maioria das pessoas que tem dificuldade em entender o significado das palavras e como reagir a elas.
Competência* é "s.f. Atribuição, jurídica ou consuetudinária, de desempenhar certos encargos ou de apreciar ou julgar determinados assuntos".
Na prática, entendo que COMPETÊNCIA é um trinômio que engloba: Conhecimento, Habilidade e Atitude.
Conhecimento está invariavelmente relacionado ao estudo científico sobre o tema com o qual pretende-se trabalhar ou tratar. A pesquisa científica (Graduação, cursos específicos, estudos autodidatas, etc.) permite base de conteúdo para análises profundas acerca do assunto e confere maior eficácia na execução e no diligenciamento.
Por sua vez, Habilidade é conseguida pura e simplesmente ao experimentar realizar-se determinada atividade. Não se adquire nas escolas e universidades, mas sim fazendo!
Deixei a Atitude por último por ser este o mais delicado pilar do trinômio. A Atitude depende de uma série de fatores da personalidade de cada indivíduo. Essa, estimulada milhões de vezes pela família, religião e pela sociedade, moldou-se durante anos e, por assim ser, tornou-se mais arraigada ao âmago de cada ser. É claro que, com bastante trabalho e psicologia aplicada, é possível criar ambiente favorável para que atitudes positivas predominem, mas demanda relativo investimento e, portanto, o Mercado costuma considerar a contratação de pessoas com Atitude adequada a cada função.
Dessa forma, quando alguém lhe questionar se tem competência para realizar determinada tarefa, pense antes de responder:
1.      Tenho conhecimento sobre o assunto?
2.      Tenho habilidade (experiência) nisso?
3.      Tenho atitude condizente com a atividade?

Não se zangue caso se descubra, após essa análise, incompetente para realizar o serviço para o qual foi contratado ou deseja ser contratado. Basta que identifique o pilar que precisa ser trabalho e invista seu tempo e recursos para tornar-se COMPETENTE!

Se você tem muita experiência e já está no mercado: atualiza-se com treinamentos, talvez uma faculdade. Se é iniciante, mas já estudou ou estuda o assunto: avalie sua atitude, comece a praticar através de estágios ou trabalhos extraordinários.
*http://www.dicio.com.br/competencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário